quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Geração Ponto Com


Estamos vivenciando uma transformação extraordinária na sociedade no que diz respeito ao mundo das informações. Conseqüentemente assistimos o nascimento de uma geração predestinada a conviver com essas novas tecnologias; a chamada geração “PontoCom”. Que exige do professor uma formação cada vez mais completa, no que se refere a estas novas técnolgias.
Porém, para transformar uma aula de História em uma aula parecida com a aula de Violino, citada no texto, o professor precisa resgatar o interesse desses alunos “PontoCom”, mas é necessário acima de tudo, utilizar a prática do encantamento, ou seja, utilizar recursos que eles dominam. Em outras palavras, se tornando um professor “PontoCom”. Outro recurso que pode ser inserido juntamente com as novas tecnologias é contextualizar os temas históricos com assuntos que interessam a eles. Uma aula de história dinâmica, pode envolver os alunos em discussões e produzir frutos que irá transformar a forma como esses alunos entendem a história, como uma disciplina “voltada apenas para o passado”.
Essa geração “PontoCom”,precisa ter a consciência de que é analisando a história que reconhecemos nossos erros e nos preparamos para o futuro.

Um comentário:

  1. Oswaldo
    A história faz parte da vida de qualquer individuo. O que precisamos é valorizá-la em todos os contextos possíveis.
    Abraços

    ResponderExcluir